Durante o segundo trimestre de 2022, a variação do PIB italiano manteve-se positiva com uma taxa de 4,70%, após uma desaceleração em comparação com o último trimestre. Relativamente ao mercado de trabalho, a taxa de desemprego foi de 8,20%, enquanto a taxa anual de criação de emprego foi de 1,05%. Quanto à taxa de câmbio, o euro depreciou-se em relação ao dólar americano em comparação com o trimestre anterior, com uma taxa de câmbio média de 1,07 $/euro durante o segundo trimestre do ano. Finalmente, a inflação aumentou desde o trimestre anterior para uma taxa de 6,72%.


Macroeconomic outlook report: Italy 2Q22

Watch video

Resumo macroeconômico

  • Durante o segundo trimestre de 2022, o PIB italiano registou uma taxa de variação homóloga de 4,70%, diminuindo 1,55 p.p. em comparação com o trimestre anterior. Esta taxa diminuiu devido ao aumento dos preços da energia e à incerteza global.
  • Relativamente ao mercado de trabalho, a taxa de desemprego diminuiu 0,40 p.p. em relação ao trimestre anterior para 8,20%. O emprego em Itália continuou a registar uma taxa de variação homóloga positiva de 1,05%, que foi três vezes inferior à do trimestre anterior.
  • O euro depreciou-se em relação ao dólar americano durante o segundo trimestre, registando uma taxa de câmbio média de 1,07 $/euro, menos cinco cêntimos por euro do que no 1T22.
  • Quanto ao índice de preços, a inflação registou uma taxa de crescimento homóloga de 6,72%, depois de aumentar 1,05 p.p. em comparação com o 1T22.

Para mais informações, acesse o Relatório de Conjuntura Macroeconômica da Itália 2T22 (somente disponível em Inglés).