Em março de 2018, as Autoridades Europeias de Supervisão (ESAs) emitiram um Relatório Final do Comitê Conjunto de Big Data e a EBA publicou seu Roteiro sobre FinTechs. Nos dois documentos, as ESAs abordaram questões sobre os métodos baseados em dados que estão afetando as estratégias de negócios, riscos, tecnologia e operações dos bancos. Além disso, por meio do uso de técnicas de Big Data e Análise Avançada (BD&AA), as entidades estão explorando maneiras mais eficientes de economizar custos e garantir o compliance regulatório, assim como para o cálculo de capital regulatório.

 


Big Data and Advanced Analytics

Watch video

Nesse contexto, a EBA publicou o Relatório sobre Big Data e Análise Avançada, com o objetivo de compartilhar conhecimento com as partes interessadas sobre o uso atual da BD&AA na indústria, juntamente com as principais observações e apresentar os pilares e elementos de confiança que poderia acompanhar seu uso. Este relatório se concentra nas técnicas e ferramentas da BD&AA, como aprendizado de máquina (ML), que vão além do tradicional Business Intelligence, permitindo obter conhecimento mais profundo, realizar previsões ou gerar recomendações usando vários tipos de dados de várias fontes.

Esta Nota Técnica resume os principais aspectos incluídos no Relatório sobre Big Data e Análise Avançada (EBA / REP / 2020/01).

Resumo Executivo

O Relatório da EBA sobre Big Data e Análise Avançada concentra-se nos principais pilares do desenvolvimento, implementação e adoção do BD&AA, nos elementos de confiança no BD&AA e nas principais observações, riscos e oportunidades.

Escopo de Aplicação

O presente relatório é dirigido às autoridades competentes e instituições de crédito, empresas de investimento e conglomerados financeiros.

Conteúdo Principal

  • Pilares. Este relatório identifica quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento, aplicação e adoção do BD&AA, que interagem entre si e, portanto, não são mutuamente exclusivos: gestão de dados, infraestrutura tecnológica, organização e governo e metodologia analítico.
  • Elementos de construção de confiança. Este relatório mostra que a implantação do BD&AA afeta especificamente questões relacionadas à sua confiabilidade e aponta uma série de elementos fundamentais para a criação de confiança que devem ser abordados de maneira adequada e eficiente e comuns aos quatro pilares: Ética, explicabilidade e interpretabilidade, imparcialidade e eliminação de preconceitos, rastreabilidade e auditoria, proteção e qualidade de dados, segurança e proteção ao consumidor.
  • Observações, oportunidades e principais riscos. Este relatório destacou as principais observações principais sobre as entidades, principais oportunidades, principais riscos e diretrizes propostas.

Clique aquí para acessar o documento (versão em Inglês).