Criptomoedas e tokenização


Video: Criptomoedas e tokenização
Download documento



O mercado de digitalização de ativos vem crescendo nos últimos anos e se apresenta como uma oportunidade futura. As criptocorrências foram a origem desse mercado que, graças ao aumento das soluções de tokenização, está em contínua expansão.

As criptomoedas nasceram como moedas digitais ou virtuais privadas que, diferentemente das moedas convencionais ou fiduciárias (EUR, USD, GBP, etc.), não foram emitidas por uma autoridade central. Nesse caso, como sua oferta não é controlada por um governo, seu preço é determinado pela lei da oferta e da demanda. Atualmente, muitos bancos centrais estão explorando alternativas para a emissão de moedas digitais "públicas" respaldadas pelo próprio banco central.

A primeira criptomoeda foi o Bitcoin (criado em 2009) e elas têm crescido, com mais de 10.000 criptomoedas em circulação atualmente.

Seu uso, assim como o das moedas convencionais, não se restringe a serem meios de pagamento, mas também são usadas como meios de investimento ou especulação ou como fonte de financiamento ou incentivo para projetos digitais.

Os elementos básicos para a negociação de criptomoedas são a carteira digital com moeda fiduciária, a carteira digital que armazenará as criptomoedas e o conjunto de ordens enviadas para as câmbios, ambientes Peer To Peer (P2P) ou redes de serviços onde as transações serão executadas.

A tecnologia subjacente ao desenvolvimento das criptomoedas é o blockchain, um banco de dados distribuído e descentralizado, baseado em algoritmos criptográficos que contribuem para a proteção e a privacidade dos dados.


Blockchain

Com base na tecnologia blockchain, os produtos que antes eram comercializados de forma mais tradicional também foram digitalizados e novos produtos também estão surgindo:

  • - Non-fungible tokens (token não fungível).

  • - Produtos tradicionais do mercado de capitais, como títulos, ETFs ou produtos estruturados.

  • - E, mais recentemente, moedas digitais emitidas pelos próprios bancos centrais chamadas CBDC (Central Bank Digital Currency).

  • Para obter mais informações, consulte o documento completo.



Criptomoedas e tokenização
. Acesse o documento completo